Barreiras (BA): Feira do Empreendedor movimenta o bairro Santa Luzia com diversidade de produtos e valorização dos pequenos negócios

24 de maio de 2025 às 14:12

gestão municipal/obras/ações
A 1ª Feira do Empreendedor, realizada na última quarta-feira (21), transformou a Escola Santa Luzia em um espaço vibrante de oportunidades e conexões. Promovida pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com outras secretarias e instituições, a ação reuniu 21 barracas com expositores locais de diversos segmentos, como roupas, alimentos, brinquedos, artesanato, serviços e turismo.
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
A iniciativa faz parte das comemorações pelos 134 anos da Capital do Oeste e tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo nos bairros, aproximando a população de serviços, produtos e orientações que podem impulsionar pequenos negócios. O evento também foi prestigiado pelos vereadores Hipólito dos Passos, Tatico Rocha e o ex-presidente da Câmara de Barreiras, Alcione Rodrigues.
 
Segundo a secretária de Indústria, Comércio e Serviços, Moriá Hummel, a escolha do bairro Santa Luzia foi estratégica. "Santa Luzia é um polo de crescimento e o bairro com maior número de aberturas de empresas em nosso município. Por isso, realizamos aqui a primeira edição da feira, em parceria com a Sala do Empreendedor, as Secretarias de Agricultura e Infraestrutura, entre outras. É uma ação para fomentar talentos locais, conectar ideias e criar uma cultura empreendedora. A diversidade de produtos e serviços presentes mostra o potencial desse território e o quanto podemos avançar valorizando nossos empreendedores", ressaltou. 
 

Foto: Dircom GovBarreiras/BA


Foto: Dircom GovBarreiras/BA
 
Além das barracas de exposição, a feira contou com o apoio da Sala do Empreendedor e do Credibahia, que ofereceram orientações sobre formalização de negócios, acesso a crédito e educação jurídica para quem está iniciando na economia criativa.
 
Entre os participantes, histórias de coragem e esperança. A dentista Dayanne Souza, que recentemente abriu uma clínica odontológica em Barreiras ao lado da sócia Vitória, destacou a importância da iniciativa. “Sou de Montes Claros (MG) e há seis meses escolhemos Barreiras para empreender. Estamos apaixonadas pela cidade e pelo acolhimento. Participar de eventos como esse fortalece nossa marca e nos aproxima da comunidade. Barreiras tem um enorme potencial e esperamos crescer junto com ela”, destacou.
 
A Feira do Empreendedor deve seguir com novas edições em outros bairros, consolidando-se como uma importante ferramenta de inclusão econômica, valorização local e desenvolvimento sustentável. A empreendedora Jéssica Jeniffer, moradora do Loteamento Mimoso, também fez questão de participar desta primeira edição da Feira do Empreendedor e destacou a importância da iniciativa para quem está começando.
 
Essa foi uma grande oportunidade para mostrar o meu trabalho com a venda de brinquedos. Muitas pessoas ainda não conheciam, e aqui pude divulgar, vender e trocar experiências com outros empreendedores. É uma iniciativa muito boa, que incentiva a gente a continuar e crescer. Espero que aconteçam outras feiras como essa em mais bairros”, disse. 
 
Dircom Governo de Barreiras, Bahia